Valerix
Valeriana officinalis L.
Medicamento fitoterápico
Composição - Comprimidos revestidos de 50 mg: Cada comprimido revestido contém 50 mg de extrato seco de Valeriana officinalis L. a 0,8% de ácidos valerênicos (equivalente a 0,4 mg de ácidos valerênicos).
Informações técnicas - Farmacologia: Os extratos secos de Valeriana apresentam dois grupos de princípios ativos: sesquiterpenos (ácidos valerênicos e seus derivados) como: valerenal, ácido acetoxivalerênico e ácido hidroxivalerênico; valepotriatos (diidrovaltrato, valtrato e acevaltrato). A ação de cada um dos grupos de princípios ativos da Valeriana officinalis L. é descrita a seguir: Valepotriatos: Este grupo de substâncias age sobre o corpo amigdalóide e sobre o hipocampo, tendo uma ação semelhante à dos benzodiazepínicos e timolépticos. Os valepotriatos apresentam, também, uma ação antiespasmódica por atuarem no influxo de cálcio na musculatura lisa. Sesquiterpenos: O principal representante deste grupo é o ácido valerênico que apresenta efeitos sobre o sistema nervoso central, muito parecidos com os barbitúricos, isto é, são capazes de induzir o sono. Não apresentam efeitos relaxantes sobre a musculatura lisa e também são desprovidos de ações neurolépticas. O ácido valerênico inibe a enzima que metaboliza o ácido gama-aminobutírico (GABA), aumentando os níveis deste mediador no sistema nervoso central, ocasionando uma diminuição da atividade do mesmo e um efeito estabilizante do sistema nervoso autônomo. VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) não interfere no desempenho das atividades laborativas e nem potencializa efeitos depressores do álcool e dos hipnóticos.
Indicações - VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) é indicado em casos de distúrbios do sono, tensão, estresse e como sedativo.
Contra-indicações - VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) está contra-indicado a gestantes no primeiro trimestre da gravidez. Gestantes no 2o e no 3o trimestre e lactantes devem fazer uso de VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) sob supervisão médica. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Apesar de não existirem evidências sobre o uso concomitante com álcool e devido ao fato de VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) atuar no sistema nervoso central, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado. Durante o uso de VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) o paciente deve ter maiores cuidados ao dirigir máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) não deve ser utilizado por crianças abaixo de 12 anos.
Precauções - Durante a gravidez e a lactação, VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) deve ser utilizado somente sob orientação médica.
Interações medicamentosas - Não foram observadas interações medicamentosas entre VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) e outros medicamentos, até o momento.
Reações adversas - VALERIX (extrato seco de Valeriana officinalis L.) utilizado nas doses recomendadas é bem tolerado. Pacientes mais sensíveis podem apresentar reações semelhantes aos da cafeína, como taquicardia e insônia, que desaparecem com a interrupção do tratamento. Raramente ocorrem reações como queimação retroesternal, dispepsia, diarréia ou reações alérgicas.
Posologia - Adultos: 1 a 2 comprimidos, três vezes ao dia, por 21 dias. Após esse período, 1 comprimido, duas vezes ao dia, ou a critério médico. Crianças acima de 12 anos: 1 comprimido, duas vezes ao dia, ou a critério médico.
Apresentação - Caixa com 30 comprimidos revestidos de 50 mg.
ATIVUS Farmacêutica Ltda.
(*) Preços de medicamentos referenciais. Parceria com Drogaria com mais de 50 anos de tradição. Remédios baratos, entrega segura e rápida para todo Brasil. Os dados ou informações aqui não devem EM NENHUMA HIPÓTESE ser utilizados para automedicação.
Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.